Bem-vindo! Nina Ateliê Festas e personalizações: um mundo colorido, cheio de personagens e fantasias! Entre em contato! ninaatelie.arte.artesanato@gmail.com
RSS

10 de nov. de 2010

Vídeo: A natureza em números! Deus possui todo o conhecimento!

"Arquitetos e artistas desde a antiguidade tem usado muitas propriedades geométricas e matemáticas em suas obras: podemos observar a refinada aplicação das proporções por parte dos arquitetos egípcios, gregos, romanos e os dos períodos gótico e renascentista.
(...) nesta curta animação está presente a Série e a Espiral de Fibonacci / a Proporção Áurea, e o Ângulo Áureo / as Triangulações de Delaunay e as Tecelagens de Voronoi."
C. Vila • Zaragoza • Espanha • 2010
Como podemos ver, tudo está interligado. Todos os conhecimentos se complementam e nenhum existe por si só. Todos tem sua importância
Geralmente os artistas possuem grande domínio em raciocínio espacial, por isso possuem habilidade em desenho e nas mais mais variadas obras.

Deus é um grande artista, matemático, físico, arquiteto, etc.  Ele é perfeito e tem todo o conhecimento e suas obras são infinitas. 
Segue abaixo mais alguns exemplos:


As sementes de um girassol formam o desenho de centenas de espirais áureas concentricas...




Medidas do corpo humano:


Estudo das proporções humanas desenhado por Leonardo da Vinci.
Leonardo da Vinci e outros artistas fixaram cânones (medida ideal para o desenho da figura humana), estudando as medidas do corpo e as relações que existem entre suas partes.
Essas medidas básicas variaram no decorrer do tempo e foram sendo ajustadas a cada época. Tradicional e historicamente, o cânone de proporções da figura humana se baseava numa altura de sete cabeças e meia.
Atualmente, esta medida é de oito a nove cabeças, proporções adotadas para ambos os sexos.

Proporção áurea nas obras artísticas e nos mais variados objetos:








6 comentários:

Sueli Gallacci disse...

Nina, querida, este post é fantástico!

Sobretudo isso que escreveu:

"Deus é um grande artista, matemático, físico, arquiteto, etc. Ele é perfeito e tem todo o conhecimento e suas obras são infinitas."

Durante toda a história da humanidade, homens da ciencia vem tentando copiar a perfeição da criação de Deus e adaptá-las aos seus inventos.

Nem sempre conseguem, pois não a entendem plenamente. Às vezes chegam perto construindo "uma cópia" que funciona. Mas quase nunca se lembram de agradecer e atribuir à Ele o mérito.

Um beijo enorme.

Nina disse...

Concordo plenamente contigo Sueli!
Tive vários professores universitários assim, que se consideram deuses, rs
São poucos os que reconhecem a mão de Deus em todas as coisas!

Obrigada pelo comentário!
Bjim

Deni disse...

Maravilha!!!! feliz domingo e feriado,bjims.

Rô Moreira disse...

Deus é o grande arquiteto. Muito bom Nina. Bjs

Anônimo disse...

Sempre brinco com minha filha, falando o quanto Deus é um artista maravilhosos, afinal fez-me uma verdeira obra de arte....(ela só ri e fala...ah! mãe...tá se achando)Adoro arte e essa questão da proporção aurea, você sabia por exemplo que nos rostos simetricos o olho é do tamanho da boca? o nariz é 2x o tamanho do olho, e a medida da orelha é igual a do nariz...que artista poderia pensar em algo assim???
Só Deus!
Grande abraço

Nina disse...

Eu sei vou contar:
Sim, nosso corpo é cheio de medidas!
A medida da nossa mão é quase o tamanho de nosso rosto; o espaço entre nossos olhos é quase a medida de um olho;os olhos ficam bem no meio do rosto, não parece por causa do cabelo, rs... Nossa, tem muitos exemplos!
Bjim