Bem-vindo! Nina Ateliê Festas e personalizações: um mundo colorido, cheio de personagens e fantasias! Entre em contato! ninaatelie.arte.artesanato@gmail.com
RSS

5 de jun. de 2011

Festa Junina

"O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.


A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.



O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.


A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, a festa junina atrai milhares de pessoas. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.



As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas européias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício que é um costume no baile da quadrilha nordestina."



Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Imagens: Google

Desenhos de festa junina para colorir aqui

9 comentários:

Unknown disse...

Vim retribuir a visita....uma graça seu blog....volte sempre....já seguindo....Bjkas!!!!

Leka Pereira disse...

Olá nina infelizmente não estou conseguindo seguir seu blog amei tudo que vi por aqui, portanto vou tentar outros dia ate conseguir ta bjks

Vanessa Padilha Fernandes disse...

vim retribuir sua visitinha, adorei seu blog tanta informação legal
bjs na princesa

Jane Tiê disse...

Olá grata por me seguir. Eu gostei do seu blog achei legal. Já te sigo tb. Como seguidora, aparece o no nome de meu outro blog. Depois vejo se acerto. Um Beijo :D

Eliane Santos disse...

Olá Nina, seja bem vinda ao meu blog e obrigada pelo carinho! Já estou te seguindo, só que minha foto de seguidora é uma flor azul. Parabéns pelo blog!Paz de Cristo.

Celia Maria Pedretti disse...

olá, vim retribuir a visita e a gentileza de me seguir. Adorei blog, um grande abraço,

celiarteartesanatos.blogspot.com

Rosineia disse...

Vim retribuir sua visitinha,seja bem vinda,amei seu blog,muito cultural e educativo,isso é muito bom e interessante,bjs fique com Deus!

Eliane Seidel disse...

Oi Flor, obrigada pela visita em meu blog, estou aqui para retribuir,adorei seu blog e tudo por aki.... mas não tô conseguindo achar o ícone para te seguir também, pode me ajudar?
beijos

Camila Schone disse...

Já estou te seguindo!! :))