Bem-vindo! Nina Ateliê Festas e personalizações: um mundo colorido, cheio de personagens e fantasias! Entre em contato! ninaatelie.arte.artesanato@gmail.com
RSS

21 de abr de 2010

Boneca feita com material reciclável


Material:
• 23 tampinhas novas de garrafa pet de 2 lts, sendo 13 brancas e 10 da cor laranja
• 1 cabeça de boneca tamanho pequeno cor branca (dá impressão de porcelana)
• Agulha de costura
Agulha de crochê
• 1,5 mt de barbante de espessura média
• Linha de costura nas cores branca e preta
• Lã na cor branca, laranja e preta
• 1 capa de CD
• Régua ou fita métrica
• Tesoura
• Pistola com cola quente

Execução:
1. Primeiramente retire o lacre azul de dentro das tampinhas.
2. lave todas as tampinhas da garrafa pet com sabão e um pouco de cloro. Deixe de molho por um 30 minutos.
3. Após secar, fure no meio das tampinhas (pelo lado de fora) e no pescoço da cabeça da boneca nos dois lados com uma faca de ponta ou prego quente, como mostram as imagens abaixo:


4. Pegue o barbante e dobre ao meio. Com a agulha de crochê, puxe-o para dentro do pescoço da cabeça até sair do outro lado. Puxe o barbante de maneira que o tamanho dos “braços”fiquem menores do que as “pernas” . Corte o barbante como mostra na imagem abaixo:

5. Com a ajuda da agulha de crochê, coloque uma tampinha branca em baixo do pescoço. Com cuidado, faça dois nós rente a cada buraquinho (pescoço e buraco embaixo da tampinha):


6. Com a ajuda da agulha de crochê, coloque 4 tampinhas em cada “bracinho”, em cores alternadas, começando pela tampinha laranja nos “braços” e pela tampinha branco nas “pernas”:

7. Faça 5 “pompoms” com a lã: 1 na cor branca e 4 nas cores laranja. Enrole a lã em uma capa de CD sem apertar para sair facilmete, amarre-a ao meio com uma linha de costura resistente na cor branca e depois corte as beradas da lã ao meio. Obs: Deixe sobrar linha:








8. Faça outro pompom na cor preta para o cabelo. Desta vez, utilize um suporte bem maior para amarrar a lã, como um pedaço de papelão ou capa de caderno no tamanho de 15 cm, +-. Amarre a linha de costura na cor preta em 1/3 da lã.

9.Acerte as beradas dos pompons deixando as “mãozinhas e pezinhos” mais arredondados e o pompom na cor branca, cortar em formato de leque, como mostra na imagem abaixo:

10. Agora, é só costurar a linha que sobrou dos pompons laranjas nos nós feitos com barbante que estão abaixo das tampinhas. Corte as pontas da linha e do barbante. Cole com cola quente o pompom branco no pescoço da boneca e o “cabelo”preto em cima da cabeça da boneca deixando a parte menor como franja.

Está pronto a bonceca!
Obs:Na primeira vez de execução é mais demorado e difícil mas com a prática, vc pega a manha! Rsrs
Esta boneca possui pequenas partes que podem ser engolidas por crianças, cuidado! Utilize somente como enfeite em lugares altos.
Você pode mudar a cor das lãs conforme seu gosto, mas sempre é bom ter a cores constrastants.

Espero que tenham gostado!
Bjim

0 comentários: