Bem-vindo! Nina Ateliê Festas e personalizações: um mundo colorido, cheio de personagens e fantasias! Entre em contato! ninaatelie.arte.artesanato@gmail.com
RSS

19 de set. de 2010

Hoje é Dia do Teatro!! Aprenda a fazer lindas máscaras!









 "O théatron (θέατρον) é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Teatro é também o termo usado para o local onde há jogos, espectáculos dramáticos, reuniões, apresentações, etc.

Segundo a Enciclopédia Britannica, a palavra teatro deriva do grego 
theaomai (θεάομαι) - olhar com atenção, perceber, contemplar (1990, vol. 28:515). Theaomai não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo; uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto (Theological Dictionary of the New Testament vol.5:pg.315,706)

Existem várias teorias sobre a origem do teatro. Segundo Brockett, nenhuma delas pode ser comprovada, pois existem poucas evidencias e mais especulações. Antropologistas ao final do século XIX e no início do XX, elaboraram a hipótese de que este teria surgido a partir dos rituais primitivos (History of Theatre. Allyn e Bacon 1995 pg. 1). Outra hipótese seria o surgimento a partir da contação de histórias, ou se desenvolvido a partir de danças, jogos, imitações. Os rituais na história da humanidade começam por volta de 80.000 anos AC.
O primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 AC (Staton e Banham 1996 pg. 241), que conta a história da morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Horus ( Brockett, pg. 9).  "

Amo teatro, principalmente os infantis como os de Fantoches, de Bonecos, Musicais, etc.
Segue abaixo um desenho para ser impresso e pintado pelas crianças.


"As máscaras artísticas começaram a ser usadas nos bailes de máscaras em castelos europeus. Os pré-carnavais, principalmente da França e da Itália, foram os que conservaram a tradição das máscaras. 







Atualmente as máscaras são usadas em festas à fantasia, em bailes de máscaras, no carnaval, no teatro ou até mesmo como objeto decorativos.

PAP:
Para desenvolver sua própria máscara você precisará:
Atadura de gesso
• Água
Gaze 
• Tesoura
• Vaselina
• Touca de cabelo
• Pincel 







Como fazer:
Comece protegendo seu cabelo com uma touca. Passe vaselina líquida no rosto para não grudar o gesso no rosto. Cubra o rosto com uma fina camada de gaze. Corte a atadura de gesso em tiras para cobrir o rosto. Com um pincel(qualquer tipo) vá molhando o gesso para formar a máscara. Deixe um buraco no nariz e outros nos olhos e ainda com o gesso molhado vá alisando, com os dedos, os buracos para ficar com um acabamento melhor. Deixe no rosto durante 5 minutos, depois retire e deixe secar(sem ser exposto ao sol).
E por último use sua criatividade para decorá-la!

Para decoração você pode abusar de sua criatividade. Aproveite! Use tintas, sprays, tecidos, fitas, penas, papel, glitter e tudo que gostar. Faça um projeto de desenho em um papel antes de começar a decorá-la. "


Vocês já viram as máscaras venezianas? 
São espetaculares! Veneza dá um show de arte!!
"As máscaras venezianas são sempre muito luxuosas e quentes, pois em Veneza faz muito frio. Elas sempre levam penas, ouro, prata, porpurina, pedras preciosas e normalmente são feitas de cerâmica, couro ou gesso. Em Veneza elas são usadas no carnaval. Há muito tempo elas eram usadas para bailes e teatro, como a Comédia Del Arte. Esse teatro durou mais ou menos 400 anos.

As máscaras tem origem na Itália. No século XV aconteceu o primeiro Ball Masquê onde uso da máscara foi nessesário."

Vejam algumas imagens:













Fontes:
Wikipédia
Blog da Cultura
smarkids
Portais da Moda
Passe o livro
Catedral
Fashion Bubbles

7 comentários:

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) disse...

Nina minha fofa!
Olha eu aqui para ver as novidades! Mas que post mais lindo. Acho LINDAS essas máscaras...muito chik. Adoro teatro tbém, para qualquer idade, se pudesse iria SEMPRE!
Que selinho mais lindo! AMO!!! Tudo a ver com a nova estação!
Amiga linda! Obrigada por lembrar de mim, já tens morada em meu coração! Vc e essa benção mais fofa que esta vindo ai!
Bjss e abraço duplamente apertado!!

Paparico Pop disse...

ÔooOOo meu Deus!!! Q lindezas isso...

Bjin

Anônimo disse...

Adoreiiii as máscaras Ninaaaaa

Nina disse...

São lindas mesmos...
Obrigada meninas pelas palavras carinhosas.
Fico emocionada com tanto carinho!

Deni disse...

Que belas máscaras amiga,um show,bjos.

ferh disse...

Olá.
Adorei suas mascaras mas só queria saber desenhar para meu trabalho de ARTE.
Mesmo assim obrigada.
my name is ferh my add?

como se arranjar namora disse...

Oi Nina, Amei seu trabalho! Sou Arteterapeuta e tb uso a mascara como recurso material em algumas propostas. Em algumas oficinas de Arteterapia a mascara em gesso esteve presente. É verdade Somos eternas aprendizes na vida. (e principalmente na arte de viver, fazer e criar). grd. abç. Júnadi Almeida NatalRN